AO VIVO
Auto Programação
Liberal FM

FONE LIBERAL

WHATSAPP LIBERAL

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Pirapozinho constrói o futuro com qualidade de vida e comemora 73 anos de história, trabalho e responsabilidade | Especial Publicitário Prefeitura de Pirapozinho


No dia 9 de abril Pirapozinho (SP), município de um povo acolhedor e trabalhador, comemora 73 anos de emancipação político-administrativa e muitos são os motivos para comemorar a data. Nestas quase sete décadas de história, o trabalho sempre conduziu ao progresso da cidade.

O município, que nasceu em 1949, era lugarejo ligado a Presidente Prudente (SP) por uma picada aberta no meio de densa mata, sendo proprietários Francisco Bertasso e Benedito Reis Barreiro. Pirapozinho foi colonizada com o desenvolvimento do comércio e a consequente formação de propriedades agrícolas nas imediações, propriedades estas que constituem a principal estrutura econômica do município.

Conhecida como “Cidade Joia da Alta Sorocabana”, banhada pelo Rio Paranapanema, Pirapozinho hoje vive com esperança e otimismo de um novo tempo.

Diante das dificuldades, o trabalho tem sido o principal elemento para o desenvolvimento, valorizando o hino do município em que ressalta “o trabalho de quem aqui veio, ao progresso sempre a conduziu”.

Grandes melhorias e transformações

O momento é de comemorar as conquistas da cidade, que simboliza um novo ciclo de sucesso para todos pirapozenses.

A Saúde foi contemplada com uma sala de ginecologia, ofertando atendimento qualificado quanto à mulher. Com isso, são atendidas, em média, 80 pacientes por mês, com procedimentos de coleta de preventivo, pré-natal, avaliação geral, realização de planejamento familiar, prevenção de câncer de colo de útero e mama e atenção ao climatério.

Sala de ginecologia, ofertando atendimento qualificado, são atendidas, em média, 80 pacientes — Foto: Cedida

Sala de ginecologia, ofertando atendimento qualificado, são atendidas, em média, 80 pacientes — Foto: Cedida

O cidadão pirapozense merece uma saúde humanizada, diante disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Plínio Arantes Barreto foi revitalizada e as Estratégias Saúde da Família (ESFs) estão recebendo revitalização e ampliação, trazendo mais conforto para os usuários.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Plínio Arantes Barreto — Foto: Cedida

Unidade Básica de Saúde (UBS) Plínio Arantes Barreto — Foto: Cedida

Mais um passo importante em Pirapozinho foi o retorno da saúde rural com o atendimento médico. É mais uma forma dos serviços municipais de saúde estarem mais perto das pessoas que moram fora do perímetro urbano de nossa cidade.

Destaque também para os espaços de esporte e lazer, como a Praça Edmara Gonzaga Matos na Vila Santa Rosa, o espaço multiesportivo Daniel Rodrigo Lourenço Ruiz no Jardim Natal Marafon e o Centro Comunitário Dalva Cristovam de Almeida, que passaram por revitalização e agora serão espaços adequados para as famílias aproveitarem.

Praça Edmara Gonzaga Matos na Vila Santa Rosa, Centro Comunitário Dalva Cristovam de Almeida, Quadra Dalva Cristovam de Almeida.  — Foto: Cedida

Praça Edmara Gonzaga Matos na Vila Santa Rosa, Centro Comunitário Dalva Cristovam de Almeida, Quadra Dalva Cristovam de Almeida. — Foto: Cedida

Um dos maiores orgulhos do povo pirapozense é a maior fogueira do Oeste Paulista com mais de 50 metros de altura. A Festa Junina de Pirapozinho (Fejupi) é promovida pela Prefeitura Municipal em homenagem a São João Batista, o santo padroeiro da cidade. O evento movimenta até as cidades vizinhas.

Maior fogueira do Oeste Paulista, com mais de 50 metros de altura. — Foto: Cedida

Maior fogueira do Oeste Paulista, com mais de 50 metros de altura. — Foto: Cedida

Um fato marcante que a cidade carrega é a premiação do Terra Parque Eco Resort de Pirapozinho, com o prêmio “Travellers’ Choice Best of Best Award”, concedido pelo TripAdvisor. O resort configura na 10ª posição entre os 25 melhores hotéis do Brasil. Visto o tamanho do país e a quantidade de hotéis que têm espalhado em todo o seu território, isso é sensacional.

Investimento na educação

O olhar voltado para a educação na pandemia levou Pirapozinho a buscar melhorias na qualidade do ensino. E um passo importante foi a implantação do Sistema Sesi de Ensino na educação infantil e fundamental, um programa de conteúdo e materiais estratégicos e completos.

Reconhecendo a importância do profissional de educação, foi entregue a nova sede da Divisão Municipal de Educação, oferecendo estrutura ampla, confortável e receptiva para os profissionais e atendimento de qualidade à população.

E para receber os alunos, as unidades escolares passaram por diversas reformas e ampliação, com o intuito de proporcionar um maior bem-estar aos alunos e funcionários em geral.

A Cidade Joia também tem sido referência com a implantação do Auxílio Natalidade, benefício que visa suprir as necessidades dos familiares, de nascituros e de crianças recém-nascidas, além de apoiar à mãe e/ou à família nos casos em que crianças morrem logo após o nascimento.

Mais importante ainda, tudo isso tranquila as gestantes pirapozenses que tiveram a situação econômica afetada devido à pandemia.

Esses e outros motivos levam a ter orgulho da cidade, que em meio à crise financeira não deixou o desenvolvimento de lado, um dos exemplos é o programa de recapeamento nas ruas que contemplou 28 vias de Pirapozinho, com o objetivo de beneficiar mais bairros que há anos não recebiam melhorias nas vias.

Recapeamento nas ruas que contemplou 28 vias de Pirapozinho.  — Foto: Cedida

Recapeamento nas ruas que contemplou 28 vias de Pirapozinho. — Foto: Cedida

O cidadão pirapozense tem percebido que a cidade está com a frota renovada, através de veículos adquiridos que elevam a agilidade dos atendimentos médicos de forma segura e possibilitam que as visitas domiciliares dos agentes de saúde também sejam feitas aos moradores. Os ônibus para transporte escolar e universitário também são importantes, visto que a antiga frota estava sucateada.

Gradativamente, a cidade tem feito a substituição desses veículos, com a intenção de garantir o acesso da população a transportes confortáveis e seguros.

Frota dos veículos de Pirapozinho renovada. — Foto: Cedida

Frota dos veículos de Pirapozinho renovada. — Foto: Cedida

Pirapozinho tem como base econômica a indústria, o comércio e atividades agropecuárias, com um Produto Interno Bruto (PIB). O comércio se concentra na área central, com lojas diversificadas, bancos, supermercados, entre outros, e a indústria que é expressiva para a cidade.

Além disso, Pirapozinho é conhecida como a cidade dos melhores lanches e por possuir a coxinha de mandioca da barraca do asilo.

Curiosidades Pirapozinho.  — Foto: Cedida

Curiosidades Pirapozinho. — Foto: Cedida

Seu nome tem origem na língua Tupi-guarani, sendo oriundo da palavra pirapó ou pirapora, que significa “lugar abundante em peixes que saltam”.

Pirapozinho era um lugarejo ligado a Presidente Prudente por uma picada aberta no meio de densa mata, sendo proprietários Francisco Bertasso e Benedito Reis Barreiro.

No ano de 1933, o doutor Albino Gomes Teixeira, engenheiro da Prefeitura de Presidente Prudente, traçou a planta de loteamento dos terrenos. Lotes eram vendidos a trinta mil réis cada, tendo Francisco Nanci comprado, em longo prazo de pagamento, um quarteirão inteiro, por quatrocentos réis.

Os primeiros habitantes foram Francisco Nanci, Augusto Nanci, Francisco Marques, Sebastião Giroto, Arlindo Nogueira e os irmãos Artur, Manoel, João e Joaquim Gouveia, que se instalaram em 15 de novembro de 1933.

Como o local oferecia boa passagem para os sitiantes da região, que demandavam a Presidente Prudente, acelerou-se a colonização com o desenvolvimento do comércio e a consequente formação de propriedades agrícolas nas imediações, propriedades estas que constituem a principal estrutura econômica do município. As famílias foram se agrupando em torno da atividade comercial e agrícola, atraindo para o local notáveis melhoramentos.

Pela lei (nº. 2.794), de 26 de dezembro de 1926, foi criado o Distrito de Paz no município e a Comarca de Presidente Prudente. Pela lei (nº. 233), de 24 de dezembro de 1948, foi elevado a município, constituído dos seguintes distritos: Pirapozinho e Narandiba.

Integrantes da comissão pró-criação do município, constituída em 9 de julho de 1948: presidente: Manoel Marques Silva; secretário: Florisvaldo Ribeiro de Bessa; tesoureiro: José Alves de Oliveira Filho; membros: Manoel da Silva Santos, Francisco de Paula Barbosa Castro, Plauto Ramos Pereira Barreto, Avelino dos Santos, Américo Gori, Arthur de Toledo Freitas, Aquiles Vantini, João de Abreu, Milton Macedo Andrade, Benedito Pereira Ramos e Joaquim Divino Pantarotto.

Atualmente, Pirapozinho é constituído apenas do distrito de Itororó do Paranapanema.  — Foto: Cedida

Atualmente, Pirapozinho é constituído apenas do distrito de Itororó do Paranapanema. — Foto: Cedida

Em 9 de abril de 1949, foi realizada às 14h a sessão de instalação do município de Pirapozinho, empossando como prefeito o senhor Manoel Marques Silva e os vereadores eleitos.

Pela lei (nº. 2.456), de 30 de dezembro de 1953, foram incorporados os distritos de: Estrela do Norte, Itororó do Paranapanema e Tarabai.

Em 31 de dezembro de 1958, emancipa o distrito de Sandovalina e em 23 de março de 1964 com a lei estadual (nº 8092), desmembraram-se os distritos de Narandiba, Tarabai e Estrela do Norte.

Atualmente, Pirapozinho é constituído apenas do distrito de Itororó do Paranapanema.

Parabéns, povo pirapozense! ❤️

Parabéns Pirapozinho!

Parabéns Pirapozinho!



Fonte: G1

FACEBOOK

Contato Ouvinte:
(18) 3822-1218
(18) 99668-9200 (Whatsapp)
liberalfm@liberalfm.com.br

Contato Comercial:
(18) 3821-4340
luisjacon@liberalfm.com.br
luisjacon@hotmail.com

Onde Estamos:
Rua Monte Castelo, 941 – Centro,
Dracena – SP, CEP: 17900-000.

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Liberal FM - Todos os Direitos Reservados.