AO VIVO
Auto Programação
Liberal FM

FONE LIBERAL

WHATSAPP LIBERAL

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Vamos falar sobre suicídio?


A perda de uma pessoa querida é sempre difícil de lidar. Porém, esta situação torna-se mais incomoda quando essa perda é provocada por um ato de suicídio.

O comportamento de por fim à própria vida, seja de forma premeditada ou impulsiva, nos leva a buscar justificativas imediatas para entender o ato. Além, claro, da principal pergunta: por quê? Nas pessoas mais próximas, como os familiares, afloram vários sentimentos e a culpa é um dos principais. Frases como “eu deveria ter dado mais atenção” ou “não deveria ter saído de perto”, dentre outras, vem à tona na tentativa de buscar o que poderia ter sido feito para tentar impedir o ato. Esta reação revela a dificuldade em lidar com uma das perdas mais traumáticas para o ser humano. E não é pra menos.

Apesar de sempre questionarmos qual o motivo que precedeu o ato, o suicídio nunca é ocasionado por um único fator, mesmo que, inicialmente, seja atribuído a uma determinada causa. Todos os fenômenos humanos são multideterminados e multifatoriais, o que dificulta a precisão e a dimensão de cada um. Assim, é necessário analisar o que está subjacente à condição mental do indivíduo. Quem se mata, nunca busca a morte e sim alívio para uma dor insuportável, da qual a pessoa não vê mais saída. Por isso, é preciso ter cuidado para não pronunciarmos frases do tipo “fulano só quer chamar atenção”, ou “quem quer se matar não fica ameaçando”, pois só impede a pessoa de pedir ajuda, além de reforçar mais ainda a ideia de por um fim na própria história.

O assunto deve ser encarado por todos nós. E, ao contrário do que muitos leigos pensam, falar a respeito não suscita precipitação do ato. Uma escuta atenta, com interesse genuíno, equilibrada e sem julgamento moral, pode deixar a pessoa aliviada por encontrar alguém disposto a acolhê-la.

Sabemos que o sofrimento é parte da existência humana, mas em alguns momentos da vida, nem todos são tolerantes a ele e, assim, muitos veem no suicídio a solução para acabar com a dor. Portanto, se você conhece alguém que tem demonstrado alteração de comportamento como sintomas de depressão, afastamento do convívio social, além de relatos de querer sumir ou que a vida não tem mais sentido, são sinais que não podem ser ignorados. Estes relatos são indícios que demonstram a intenção de tirar a própria vida e que, se não dermos ouvidos, infelizmente, só serão lembrados tarde demais, somados à tristeza e à saudade de quem fica.

Créditos: Joselene L. Alvim


FACEBOOK

Contato Ouvinte:
(18) 3822-1218
(18) 99668-9200 (Whatsapp)
liberalfm@liberalfm.com.br

Contato Comercial:
(18) 3821-4340
luisjacon@liberalfm.com.br
luisjacon@hotmail.com

Onde Estamos:
Rua Monte Castelo, 941 – Centro,
Dracena – SP, CEP: 17900-000.

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Liberal FM - Todos os Direitos Reservados.