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Em nova vistoria, CEI da Iluminação Pública constata 139 lâmpadas queimadas em oito pontos de Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região
A Comissão Especial de Investigação (CEI) instaurada na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP) para apurar a suposta ineficiência da empresa terceirizada para execução dos serviços de iluminação pública da cidade constatou 139 lâmpadas queimadas em uma nova vistoria. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Poder Legislativo. Os parlamentares realizaram fiscalização nos seguintes locais:
A CEI foi instaurada após requerimento de autoria do vice-presidente da Casa de Leis, vereador William César Leite (MDB), que também preside a comissão. O grupo ainda é composto pelos vereadores João Barbosa Ferreira (União Brasil), como relator, e Nathália Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), como membro. Esta foi a segunda vistoria da CEI da Iluminação Pública. Na primeira, os vereadores constataram 214 lâmpadas queimadas, ou a ausência das mesmas, somente na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Além das vistorias, a comissão solicitou diversos documentos ao Poder Executivo, bem como para a empresa terceirizada. Segundo a Câmara, ainda faltam algumas respostas para que seja dado início nas oitivas. Em nota ao g1, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), informou que tem fiscalizado a concessionária responsável pela iluminação pública e cobrado a rápida resolução dos problemas detectados. Segundo o Poder Executivo, das cerca de 3 mil reclamações pendentes no início do mandato, hoje o número caiu para menos de 100. “A Sosp também iniciou a troca das lâmpadas por luminárias de bulbo de Led, que são mais duráveis, eficientes e econômicas. A troca já ocorreu em todos os distritos, na região central e, na semana que vem, vai avançar para o Morada do Sol e em seguida ao João Domingos Netto”, concluiu a Prefeitura. CEI da Iluminação PúblicaA CEI da Iluminação Pública terá o prazo de 90 dias para as investigações, com o objetivo de ouvir autoridades e a empresa Ilumina Comércio e Serviços de Eletricidade Eirelli EPP, além de solicitar documentos e vistorias de pontos com problemas. Aprovado na sessão ordinária do dia 3 de março, o requerimento menciona que a responsabilidade pela prestação de serviços de iluminação pública é do município, conforme a Constituição Federal. Além disso, acrescenta que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que a manutenção também é de alçada do Poder Executivo municipal. O presidente da comissão ainda realizou um levantamento com a quantidade de matérias tramitadas na Câmara sobre o assunto no último ano. Foram mais de 60 requerimentos e mais de 120 indicações dos vereadores da 18ª Legislatura. Também foram acrescentadas as respostas de três requerimentos encaminhadas pelo Poder Executivo. A Câmara também realizou uma reunião pública em 2021, com o objetivo de sanar problemas referentes à iluminação pública. Em fevereiro deste ano, o vereador Mauro Marques das Neves (PODE), encaminhou um ofício ao Ministério Público Estadual com o mesmo teor. Fonte: G1 |

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