AO VIVO
Auto Programação
Liberal FM

FONE LIBERAL

WHATSAPP LIBERAL

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Em nova vistoria, CEI da Iluminação Pública constata 139 lâmpadas queimadas em oito pontos de Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região


A Comissão Especial de Investigação (CEI) instaurada na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP) para apurar a suposta ineficiência da empresa terceirizada para execução dos serviços de iluminação pública da cidade constatou 139 lâmpadas queimadas em uma nova vistoria. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Poder Legislativo.

Os parlamentares realizaram fiscalização nos seguintes locais:

  • Rua Pedro de Oliveira Costa;
  • Avenida Brasil;
  • Avenida Joaquim Constantino;
  • Rua Joaquim Pereira da Paixão, no Jardim Monte Alto;
  • Rua Heitor Nogueira de Almeida, no Parque Cedral;
  • Rua Joaquim Tofanelli, no Jardim Sabará;
  • Rua Olívio Crepaldi;
  • Entorno da Unidade Básica de Saúde Doutor Otelo Milani Junior (Cohabão).

A CEI foi instaurada após requerimento de autoria do vice-presidente da Casa de Leis, vereador William César Leite (MDB), que também preside a comissão. O grupo ainda é composto pelos vereadores João Barbosa Ferreira (União Brasil), como relator, e Nathália Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), como membro.

Esta foi a segunda vistoria da CEI da Iluminação Pública. Na primeira, os vereadores constataram 214 lâmpadas queimadas, ou a ausência das mesmas, somente na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Além das vistorias, a comissão solicitou diversos documentos ao Poder Executivo, bem como para a empresa terceirizada. Segundo a Câmara, ainda faltam algumas respostas para que seja dado início nas oitivas.

Em nota ao g1, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), informou que tem fiscalizado a concessionária responsável pela iluminação pública e cobrado a rápida resolução dos problemas detectados.

Segundo o Poder Executivo, das cerca de 3 mil reclamações pendentes no início do mandato, hoje o número caiu para menos de 100.

“A Sosp também iniciou a troca das lâmpadas por luminárias de bulbo de Led, que são mais duráveis, eficientes e econômicas. A troca já ocorreu em todos os distritos, na região central e, na semana que vem, vai avançar para o Morada do Sol e em seguida ao João Domingos Netto”, concluiu a Prefeitura.

CEI da Iluminação Pública

A CEI da Iluminação Pública terá o prazo de 90 dias para as investigações, com o objetivo de ouvir autoridades e a empresa Ilumina Comércio e Serviços de Eletricidade Eirelli EPP, além de solicitar documentos e vistorias de pontos com problemas.

Aprovado na sessão ordinária do dia 3 de março, o requerimento menciona que a responsabilidade pela prestação de serviços de iluminação pública é do município, conforme a Constituição Federal. Além disso, acrescenta que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que a manutenção também é de alçada do Poder Executivo municipal.

O presidente da comissão ainda realizou um levantamento com a quantidade de matérias tramitadas na Câmara sobre o assunto no último ano. Foram mais de 60 requerimentos e mais de 120 indicações dos vereadores da 18ª Legislatura. Também foram acrescentadas as respostas de três requerimentos encaminhadas pelo Poder Executivo.

A Câmara também realizou uma reunião pública em 2021, com o objetivo de sanar problemas referentes à iluminação pública. Em fevereiro deste ano, o vereador Mauro Marques das Neves (PODE), encaminhou um ofício ao Ministério Público Estadual com o mesmo teor.



Fonte: G1

FACEBOOK

Contato Ouvinte:
(18) 3822-1218
(18) 99668-9200 (Whatsapp)
liberalfm@liberalfm.com.br

Contato Comercial:
(18) 3821-4340
luisjacon@liberalfm.com.br
luisjacon@hotmail.com

Onde Estamos:
Rua Monte Castelo, 941 – Centro,
Dracena – SP, CEP: 17900-000.

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Liberal FM - Todos os Direitos Reservados.