AO VIVO
Auto Programação
Liberal FM

FONE LIBERAL

WHATSAPP LIBERAL

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Evento no Parque do Povo incentiva uso da batata-doce em cardápios de estabelecimentos gastronômicos de Presidente Prudente |


Com música e presença de food trucks com pratos derivados da batata-doce, começa em Presidente Prudente (SP) o Batatec Week. A abertura oficial do evento é neste sábado (6), das 18h às 22h, na Praça do Centenário, no Parque do Povo, e visa a valorizar a iguaria na cidade, que é classificada como a “Capital Nacional da Batata-doce”.

Organizado pela Prefeitura de Presidente Prudente e pela Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente (Aprobarpp), o evento também acontecerá no domingo (7), no mesmo horário, na Praça do Centenário.

Neste ano, bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks foram convidados a incluírem em seus cardápios alguma iguaria preparada a partir da batata-doce.

Sendo assim, entre 8 e 14 de novembro, o evento continua nos 24 estabelecimentos participantes, que estarão identificados por meio de um cartaz. Além disso, ainda deve haver uma caracterização com iluminação de cor roxa, para simbolizar a raiz.

Praça do Centenário, em Presidente Prudente (SP), receberá food trucks e música neste fim de semana, na abertura do evento — Foto: Gelson Netto/g1

Praça do Centenário, em Presidente Prudente (SP), receberá food trucks e música neste fim de semana, na abertura do evento — Foto: Gelson Netto/g1

Representante da Aprobarpp, Cláudia Prandini afirmou ao g1 que o Batatec Week foi pensado “para divulgar a batata-doce na alimentação dos bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e food trucks, para que comecem a usar a batata-doce como fonte de alimento, para fazer pães, doces, tortas, pratos diferenciados”.

Inclusive, para auxiliar no objetivo, foi realizado um curso de capacitação de dois dias, com pratos doces e salgados, para o pessoal que aceitou participar do evento.

Nestes dias 6 e 7 de novembro, haverá o lançamento, na Praça do Centenário, com food trucks que oferecerão os pratos com batata-doce. A partir de segunda-feira (8), serão os estabelecimentos.

“A gente quer incentivar a fazer parte do cardápio dos estabelecimentos, que eles sempre tenham pratos de batata-doce. A gente está fazendo um trabalho muito grande transformando a região na capital nacional da batata-doce; então, a gente quer que quem venha de fora encontre batata-doce quando vai em algum restaurante, lanchonete, bar”, ressaltou Cláudia ao g1.

Em relação à importância econômica da iguaria para a região, a representante da Abroparpp afirmou que “é um tubérculo com muita importância por causa dos pequenos produtores”.

“Eles têm sua subsistência baseada no cultivo da batata-doce em pequenas áreas e, principalmente, em áreas arrendadas pra renovação de pastagens, ela é muito utilizada para isso, então agrega valor pro pequeno produtor que precisa de pequenas áreas e pro pecuarista que tem o pasto renovado”, explicou.

Cláudia Prandini comentou que, na região de Presidente Prudente, há cerca de 3.800 hectares de área cultivada, com mão de obra que vive da batata-doce. Toda essa produção consequentemente gera empregos e renda.

“A batata-doce é um cultivo muito manual, então, ela precisa de muita mão de obra e isso dá emprego de área pra mais ou menos de 3 mil a 4 mil pessoas que vivem do cultivo da batata-doce”, disse.



Fonte: G1

FACEBOOK

Contato Ouvinte:
(18) 3822-1218
(18) 99668-9200 (Whatsapp)
liberalfm@liberalfm.com.br

Contato Comercial:
(18) 3821-4340
luisjacon@liberalfm.com.br
luisjacon@hotmail.com

Onde Estamos:
Rua Monte Castelo, 941 – Centro,
Dracena – SP, CEP: 17900-000.

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Liberal FM - Todos os Direitos Reservados.