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Idosos devem procurar o Centro Cultural Matarazzo para fazer retirada do novo cartão do transporte coletivo nesta sexta-feira | Presidente Prudente e Região


Nesta sexta-feira (4), o início da emissão do cartão do transporte coletivo urbano de Presidente Prudente (SP) e venda de crédito no escritório da SOU Prudente, na antiga PPU no Terminal Urbano, começou com confusão. Vários idosos procuraram o local e foram orientados a procurar o Centro Cultural Matarazzo.

O novo sistema de bilhetagem começa a funcionar na próxima segunda-feira (7) e é preciso ter o novo cartão. Os antigos não serão válidos.

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Inicialmente, a informação era de que a venda dos créditos e a emissão dos cartões para a população em geral, idosos e pessoas com deficiência seria feita no escritório da SOU Prudente, das 8h às 17h, no Terminal Urbano da Avenida Brasil, no Centro da cidade.

Contudo, antes mesmo das 8h, havia idosos esperando a abertura do local. Para a TV Fronteira, a SOU afirmou que, como não havia estrutura para receber pessoas acima de 60 anos, como por exemplo bancos para elas aguardarem sentadas, todos foram direcionados para o Centro Cultural Matarazzo.

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Para este público, o escritório da SOU Prudente no Terminal Urbano deve ser procurado apenas a partir de segunda-feira (7).

Idosos que não possuem o novo cartão ainda podem utilizar o transporte coletivo apresentando apenas o RG, com entrada pela porta traseira.

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Conforme o coordenador de Cadastro e Venda da SOU, Leandro Minniti, informou à TV Fronteira, nesta sexta-feira (4), no escritório da SOU no Terminal Urbano é feito somente:

  • Venda do passe comum, com recarga do novo cartão
  • Recarga para passe estudantil, com 50% de desconto
  • Cadastro de pessoa comum para colocar crédito no cartão
  • Retirada dos cartões pelas empresas previamente cadastradas no site da SOU

As recargas são feitas somente em dinheiro, com valor máximo de R$ 600 para recarga dos cartões. O valor da tarifa é de R$ 4,25 e para os estudantes que possuem desconto é de R$ 2,13.

A venda de crédito para empresas e empregadores está liberada e deve ser feita pelo site.

Com o cartão, os passageiros poderão fazer a integração de uma linha para a outra, em um período de até uma hora.

Quem perder o cartão, precisará avisar a SOU para que seja feito o bloqueio. Para a emissão de um novo, será cobrado o valor de dez passagem, sendo R$ 42,50. Esse pedido deve ser feito no terminal da SOU Prudente, no Terminal Urbano.

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Centro Cultural Matarazzo

Além do atendimento aos idosos nesta sexta-feira (4), no Centro Cultural Matarazzo é feito o cadastramento e recadastramento do passe social.

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

Idosos que procuraram o escritório SOU Prudente, no Terminal Urbano, foram orientados a ir ao Centro Cultural Matarazzo — Foto: Emerson Sanchez/TV Fronteira

As informações sobre o início do funcionamento do novo sistema e onde retirar os cartões da SOU foram divulgadas em entrevista coletiva a jornalistas na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), nesta quinta-feira (3). Participaram o titular da pasta, Luiz Edson de Souza, o prefeito Ed Thomas (PSB) e o gerente operacional da empresa Santa Cecília Turismo Ltda., a Sancetur, que adota o nome fantasia de Sistema de Ônibus Urbano (SOU), Marcelo Santana.

Sobre o saldo remanescente dos passes a Prefeitura salientou que solicitou para a antiga empresa que administrava o transporte público, Company-Tur, e também para e empresa responsável pelo sistema de bilhetagem, o valor do saldo remanescente dos passes adquiridos.

Sem resposta, o município acionou as empresas por meio da Justiça, sendo informado apenas os valores de novembro e dezembro do ano passado. “Ou seja, todos os créditos remanescentes de novembro e dezembro para trás, ela não nos informou e está com saldo. Então, nós refizemos a ação, pedimos para que seja complementada a informação para que a Justiça nos forneça esses dados e o município possa tentar fazer essa portabilidade daquele saldo anterior para os novos cartões. Depois que for fornecido a quantidade de saldo, o tipo de saldo e o valor do saldo, entraremos – Prefeitura Municipal e a empresa SOU – em tratativas para fazer essa portabilidade desse saldo para que as pessoas possam utilizar”, destacou Souza.

Gerente operacional da SOU Marcelo Santana, secretário da Semob Luiz Edson de Souza e o prefeito Ed Thomas falaram sobre o transporte coletivo nesta quinta-feira (3) — Foto: Stephanie Fonseca/g1

Gerente operacional da SOU Marcelo Santana, secretário da Semob Luiz Edson de Souza e o prefeito Ed Thomas falaram sobre o transporte coletivo nesta quinta-feira (3) — Foto: Stephanie Fonseca/g1

O único valor que o Poder Executivo tem do saldo que está “travado” é de R$ 5.068.145,71, que conseguiu enquanto era o interventor do serviço. Contudo, o município quer esse valor seja pormenorizado, informando quem são as pessoas que têm o saldo e quais os tipos.

Como o valor segue sem conseguir ser utilizado, a orientação dada é para que as empresas e os empregadores coloquem saldo nos novos cartões.

  • Novo sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo urbano começa a funcionar na segunda-feira em Presidente Prudente

Nesta quinta-feira (3), uma nova decisão do juiz da Vara da Fazenda Pública, Darci Lopes Beraldo, concedeu prazo de três dias para a entrega de todos os dados solicitados pela Prefeitura.

Segundo a decisão, a Prudente Urbano alegou que era preciso aumentar o prazo para possibilitar o levantamento das informações de forma mais detalhada.

Também foi frisado que o Poder Executivo já “está escrevendo uma nova licitação” para o transporte coletivo urbano. “A empresa que está hoje é por seis meses, podendo ou não ser prorrogado, se a gente conseguir estabelecer o processo licitatório que é demorado e complexo. Por isso, nós pegamos uma empresa para atender emergencialmente, enquanto estamos iniciando o processo. Escrever um edital de transporte público para uma cidade mais de 250 mil habitantes, com uma região totalmente esparramada, espalhada, o nosso município é grande em extensão, os bairros novos surgindo, isso é complexo. Precisamos de uma empresa que faça esse transporte num primeiro momento, enquanto nós estamos fazendo esse edital para contratação de uma nova empresa, ou talvez a própria empresa que já está em Presidente Prudente, que já está aprendendo toda a sistemática”, ressaltou.



Fonte: G1

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