AO VIVO
Auto Programação
Liberal FM

FONE LIBERAL

WHATSAPP LIBERAL

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Investigação conclui que queda de avião suspeito de integrar esquema de tráfico internacional de drogas foi causada por pane seca | Presidente Prudente e Região


Uma operação da Polícia Civil apontou que a aeronave agrícola que caiu na área rural de Junqueirópolis (SP) em abril de 2020 possuía um compartimento clandestino para o transporte de drogas. O acidente aéreo, conforme as investigações, foi ocasionado por uma pane seca, que é a falta de combustível no avião.

O delegado Eliandro Renato dos Santos, que está à frente das investigações, disse ao g1 que a perícia constatou na aeronave um compartimento clandestino destinado ao transporte de substâncias entorpecentes. A suspeita é de que a aeronave era usada por uma organização criminosa para o transporte internacional de drogas.

“Acreditamos que o transporte das drogas já havia sido concluído e que essa aeronave já havia sido usada para outras entregas. Ao que tudo indica, os entorpecentes eram buscados no Paraguai e levados a grandes centros, podendo chegar, por exemplo, aos Estados Unidos da América [EUA] e à Itália”, acrescentou ao g1.

As investigações ainda identificaram o proprietário da aeronave, bem como o local onde o avião havia sido adquirido, em Minas Gerais.

O dono da aeronave, conforme o delegado, integra uma organização criminosa e foi indicado como o líder do transporte clandestino de drogas.

“Ele ainda está foragido. Agora que concluímos as investigações a respeito da queda da aeronave, vamos pedir um mandado de prisão contra ele e começar as buscas”, explicou Santos ao g1.

  • Polícia Civil investiga acidente com aeronave agrícola na zona rural de Junqueirópolis
  • Polícia apreende mais de 400 kg de drogas durante operação em Tupã; empresário de Marília foi preso

No dia 23 de janeiro deste ano, em uma investigação semelhante, a polícia prendeu dois homens com mais de 400 quilos de cocaína, em Tupã (SP). Um deles confessou que a droga apreendida pertencia ao mesmo indivíduo identificado como o proprietário da aeronave investigada, que teve sua queda registrada em Junqueirópolis, em abril de 2020.

“Há dois anos, essa aeronave havia sido avaliada em R$ 4,5 milhões. Já essa quantidade de droga apreendida no dia 23 de janeiro deste ano foi avaliada em mais de R$ 5 milhões. Esses dois homens que foram presos integram a mesma organização criminosa que o dono da aeronave e continuam detidos à disposição da Justiça”, disse o delegado ao g1.

O dono da aeronave segue foragido e, conforme a polícia, ele será indiciado pelos crimes de associação ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas penas podem atingir 20 anos de reclusão, além de multa.

Queda de avião agrícola foi registrada em Junqueirópolis (SP) — Foto: Renan Monteiro/Cedida

Queda de avião agrícola foi registrada em Junqueirópolis (SP) — Foto: Renan Monteiro/Cedida

Após o acidente envolvendo a aeronave, o trabalho pericial constatou que não havia combustível no local, o que identificou que a causa da queda foi a pane seca.

Ao g1, Santos disse que é possível que havia algum tipo de ponto de abastecimento na região de Presidente Prudente (SP), mas não existe nada comprovado sobre isso.

“É possível, mas não tem nada comprovado. Não são pontos fixos. Mas, caso existam, com certeza esses pontos são conduzidos por integrantes da mesma organização criminosa”, falou.

A aeronave permanece apreendida em um pátio de uma usina sob custódia da Polícia Civil.

Queda de avião agrícola foi registrada em Junqueirópolis (SP) — Foto: Renan Monteiro/Cedida

Queda de avião agrícola foi registrada em Junqueirópolis (SP) — Foto: Renan Monteiro/Cedida

A Polícia Civil investiga um acidente envolvendo uma aeronave agrícola, no dia 5 de abril de 2020, na zona rural de Junqueirópolis. O piloto não foi encontrado.

Os bombeiros foram acionados no início da tarde e, quando chegaram ao local, a brigada de incêndio de uma usina canavieira próxima já havia controlado o fogo, que destruiu parcialmente o monomotor.

A Polícia Militar fez buscas pelo canavial e também nas rodovias das proximidades, mas não não encontrou quem pilotava a aeronave.

Uma testemunha chegou a ver o momento da queda do avião no canavial, mas disse à polícia que quando se aproximou do local não encontrou vítimas.

Conforme o delegado Eliandro Renato dos Santos, foi instaurado inquérito e a Polícia Civil ouviu depoimentos de pessoas para tentar descobrir as causas do acidente aéreo, bem como quem pilotava a aeronave e por que abandonou o local.

Queda de avião agrícola foi registrada em Junqueirópolis (SP) — Foto: Renan Monteiro/Cedida

Queda de avião agrícola foi registrada em Junqueirópolis (SP) — Foto: Renan Monteiro/Cedida



Fonte: G1

FACEBOOK

Contato Ouvinte:
(18) 3822-1218
(18) 99668-9200 (Whatsapp)
liberalfm@liberalfm.com.br

Contato Comercial:
(18) 3821-4340
luisjacon@liberalfm.com.br
luisjacon@hotmail.com

Onde Estamos:
Rua Monte Castelo, 941 – Centro,
Dracena – SP, CEP: 17900-000.

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Liberal FM - Todos os Direitos Reservados.