AO VIVO
Auto Programação
Liberal FM

FONE LIBERAL

WHATSAPP LIBERAL

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Passageiros enfrentam transtornos após cancelamento de voo entre Guarulhos e Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região


Um avião da Voepass, empresa terceirizada pela Gol Linhas Áreas, que seguiria do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Presidente Prudente (SP), precisou retornar após a decolagem devido a um problema técnico. A situação causou diversos transtornos aos passageiros que estavam na aeronave.

O impasse foi no dia 21 de janeiro, às 22h40, horário que estava marcado para o voo decolar. E assim ocorreu. No entanto, com 10 minutos no ar, o avião apresentou uma suposta “pane” e foi obrigado a retornar para o terminal de Cumbica.

O advogado Gilmar Alves de Azevedo e sua esposa Marisete Justi de Azevedo estavam na aeronave no momento em que o problema técnico foi detectado e relataram a experiência ao g1.

“Após 40 minutos do retorno, funcionários da Voepass, chamada de Passaredo, comunicou o cancelamento do voo. Aí que surgiu o impasse, todos os passageiros foram avisados de que não teriam condições de volta no mesmo dia e muito menos no dia seguinte [22 de janeiro]. Somente na segunda-feira [24] haveria possibilidade de retornar a Presidente Prudente”, contou Gilmar.

Ainda conforme o advogado, quando os passageiros souberam do cancelamento do voo, já era aproximadamente meia-noite. Quanto às garantias dos passageiros, nenhuma delas foi oferecida, como hotel, transporte e alimentação até o próximo voo. Tudo ficou por conta dos usuários.

“Ainda mais a empresa terceirizada Voepass afirmou que todas as reclamações deveriam ser encaminhadas à Gol, que vende as passagens, depois da comunicação aos passageiros em geral. Foram ainda iniciadas tratativas individuais com cada passageiro, sendo que, no atendimento meu e de minha esposa, não deram transporte para retorno a São Paulo e nem ofereceram volta via terrestre, muito menos reembolso da passagem”, relembrou Azevedo ao g1.

Diante do ocorrido, o casal voltou a São Paulo (SP) de táxi até um hotel, onde pernoitou até o dia 22. Depois, os dois foram até o Terminal Rodoviário da Barra Funda, onde retornaram de ônibus para Presidente Prudente, arcando com todas as despesas.

Passageiros passam por transtorno após cancelamento de voo devido a problemas técnicos em aeronave  — Foto: Gilmar Alves de Azevedo/Cedida

Passageiros passam por transtorno após cancelamento de voo devido a problemas técnicos em aeronave — Foto: Gilmar Alves de Azevedo/Cedida

“A empresa Gol, detentora da linha Presidente Prudente–São Paulo, São Paulo–Presidente Prudente, terceirizou a linha para a empresa Voepass, que tem um avião muito antigo e sem condições de voo, visto que os passageiros não têm nenhum conforto dentro do avião, principalmente a falta de ar-condicionado antes de levantar voo e após o voo o ar também não refrigera, muito calor no interior do avião”, relatou o advogado ao g1.

Azevedo ainda ressaltou que o avião deveria ser vistoriado para a constatação das condições para atender aos passageiros na forma contratada e exigida por lei.

“A Gol, com essa atitude, não respeita os passageiros e ainda infringe a lei, pois a detentora é responsável pela linha”, enfatizou o usuário.

O usuário fez uma denúncia à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a respeito dos transtornos sofridos e busca o ressarcimento dos gastos e prejuízos por conta do cancelamento do voo.

O g1 solicitou o posicionamento da Gol Linhas Áreas, responsável pela terceirização da Voepass, a respeito do ocorrido.

A empresa alegou que a Gol e a Voepass possuem uma parceria nesta rota na qual as passagens do trecho entre Guarulhos (GRU) e Presidente Prudente (PPB) são comercializadas exclusivamente pela Gol e os voos são operados pela Voepass.

A Gol ainda explicou ao g1 que para estas operações entre PPB e GRU são utilizadas aeronaves ATR-72 com capacidade para 68 passageiros, que possuem alta tecnologia para que as viagens aconteçam em conforto e total segurança.

A parceria garante também aos clientes de Presidente Prudente e região uma capilaridade e conectividade com toda a malha da Gol a partir de Guarulhos para as mais diversas regiões do país e outros destinos internacionais, conforme a empresa.

A partir de 27 de março, os voos desta rota voltarão a ser operados pelos Boeing 737-700 da Gol, com capacidade para 138 clientes, um aumento expressivo de assentos, que, segundo a empresa, reforçam o compromisso da companhia com os clientes de Presidente Prudente e região.

Passageiros enfrentam transtornos após cancelamento de voo depois de 'pane' em aeronave  — Foto: Stephanie Fonseca/g1

Passageiros enfrentam transtornos após cancelamento de voo depois de ‘pane’ em aeronave — Foto: Stephanie Fonseca/g1

Agência Nacional de Aviação Civil

A Agência Nacional de Aviação Civil explicou ao g1 que, em caso de problemas antes, durante ou após o voo, recomenda-se que o passageiro procure primeiramente os canais de atendimento eletrônico e telefônico da própria empresa aérea anotando os números de protocolo, se possível. Caso não receba uma solução e entenda que teve os seus direitos de transporte desrespeitados, ele poderá registrar uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.

Ainda acordo com a Anac, as manifestações registradas nesse canal são analisadas pela agência no âmbito coletivo para identificar os principais problemas enfrentados pelos passageiros e assim direcionar a regulação e a fiscalização das Condições Gerais de Transporte Aéreo (Resolução ANAC nº 400/2016) e da acessibilidade (Resolução nº 280/2013).

Conforme a agência, além de garantir a segurança das operações aéreas, a Anac atua para preservar o atendimento aos direitos dos passageiros, fiscalizando a atuação das companhias aéreas em relação às condições gerais do transporte aéreo e de acessibilidade.

“Nesse contexto, é importante destacar que a agência mantém um programa de vigilância continuada de todas as empresas autorizadas a explorar serviços de transporte aéreo. O programa é composto de atividades de fiscalização periódicas e de escopo abrangente, que atestam a conformidade desses operadores com os elevados padrões e práticas internacionais estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e a regulação nacional”, pontuou a Anac ao g1.

De Presidente Prudente a Guarulhos, o horário de saída dos voos é às 5h35, com previsão de chegada às 7h20. Há também voos que saem de Guarulhos com destino a Presidente Prudente. O horário de saída é às 22h40, com previsão de chegada à 0h25.

Os dias das viagens devem ser consultados com antecedência no site da Gol Linhas Áreas.

Voepass atua em voos da Gol em Presidente Prudente (SP) — Foto: Stephanie Fonseca/g1

Voepass atua em voos da Gol em Presidente Prudente (SP) — Foto: Stephanie Fonseca/g1



Fonte: G1

FACEBOOK

Contato Ouvinte:
(18) 3822-1218
(18) 99668-9200 (Whatsapp)
liberalfm@liberalfm.com.br

Contato Comercial:
(18) 3821-4340
luisjacon@liberalfm.com.br
luisjacon@hotmail.com

Onde Estamos:
Rua Monte Castelo, 941 – Centro,
Dracena – SP, CEP: 17900-000.

BAIXE NOSSO APP

MÍDIAS SOCIAIS

Liberal FM - Todos os Direitos Reservados.