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Instituto NeuroVida: tudo que você precisa saber sobre os métodos TREINI® e MIG®



Pautadas em evidências científicas, as terapias contemplam a Multidisciplinaridade, Intensividade e Família no tratamento de neuropatologias. Exoesqueletos são um dos diferenciais do Instituto NeuroVida no tratamento de neuropatologias. Acervo O Instituto NeuroVida chegou em Presidente Prudente em janeiro de 2022, com a proposta de oferecer um espaço terapêutico multidisciplinar para o tratamento de crianças com desenvolvimento atípico. As metodologias utilizadas no Instituto Neurovida são a TREINI® e MIG® (Método de Integração Global), ambas pautadas em evidências científicas dentro das propostas terapêuticas necessárias para o tratamento de tais neuropatologias. O alicerce das metodologias são a Multidisciplinaridade, a Intensividade e a Família, contando com um rol de profissionais da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia, Nutrição, Musicoterapia e Educação Física. Toda essa gama de profissionais auxilia na integração do tratamento, que é individualizado e atende à real necessidade de cada criança. Aliada a esses profissionais, a metodologia também possui veste terapêutica específica para o TEA (Transtorno do Espectro Autista), suporte parental e intervenção na comunicação e linguagem, com terapia comportamental. Para você conhecer um pouco mais sobre o TREINI®I e o MIG®, o Instituto NeuroVida traz para você o que é cada um, quais seus diferenciais e porque são tão efetivos. O Método TREINI® Baseado na literatura científica, o Método TREINI® atua na reeducação e reabilitação neurológica de crianças e adolescentes com disfunções neuropsicomotoras. Segundo as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral (2014), a doença afeta cerca de duas crianças a cada 1.000 nascidos vivos em todo o mundo. Com um processo sistemático de avaliação e intervenção terapêutica, o Método TREINI® atende de maneira personalizada, compreendendo todas as funcionalidades e repercussões neurológicas apresentadas pela criança ou adolescente. Veste especial TREINI®. Acervo O Método TREINI® tem como princípios: a terapia centrada na família, com o estabelecimento de metas em conjunto para melhor adesão ao tratamento e, consequentemente, sua evolução. O treino é específico e centrado na tarefa, sendo direcionado um objetivo com base na Teoria de Aprendizagem Motora. O treino é intenso, geralmente de 4 horas diárias. A terapia de alta intensidade tem embasamento científico e promove o aumento progressivo da melhora das funções, atividades e participação social da criança. Além disso, o Método TREINI® se embasa no enriquecimento ambiental, através de um ambiente que estimula o cognitivo, o motor e o sensocral, favorecendo o processo de neuroplasticidade e melhorando os níveis de recuperação funcional. O acompanhamento disso tudo é feito pela família e pelos profissionais no aplicativo TREINI+. Todas as informações sobre as intervenções terapêuticas realizadas pela equipe de profissionais do Instituto NeuroVida são passadas para as famílias pelo aplicativo. A troca de informações Instituto-Família é essencial para o processo de desenvolvimento terapêutico. O Método TREINI® possui intervenções eficazes, sendo elas: Função manual – terapia com enriquecimento ambiental, além dos programas domiciliares com uso do treino direcionado ao objetivo. Equilíbrio – com o uso de realidade virtual. Função motora grossa – treinos específicos da tarefa, também direcionados ao objetivo. Velocidade e resistência (marcha) – treino de marcha na esteira, com ou sem suporte parcial de peso. Tal intervenção auxilia a criança a executar tarefas normais do dia a dia, como subir e descer uma escada. Autocuidado – através do treino direcionado ao objetivo, que também é executado através dos programas domiciliares. Força muscular – treino de força com resistência com o auxílio do exoesqueleto. Leitura e literacia – são um dos protocolos de variação ambiental. Comunicação – aumentativa e alternativa, também partes da variação ambiental. Protrusão de língua e mastigação – terapia sensório-motora oral. Alimentação e Deglutição – estimulação por meio de terapia oral e sensório-motora oral para compensação da disfagia (dificuldade de engolir). Ainda, dentro do Método TREINI®, existe o Método TREINI 0.7 Baby®, com foco na intervenção terapêutica precoce em bebês a partir do 4º mês, até os 2 anos; e o Método TREINI 7®, que contempla em seu tratamento crianças a partir dos 2 anos até os 18 anos. Todos os processos possuem exoesqueletos BABY FLEX®, TREINI FLEX® e TREINI EXOFLEX®. O Método TREINI® é indicado para bebês, crianças e adolescentes com paralisia cerebral, síndrome de Down, lesão medular, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral e espinha bífida. O Método MIG® O MIG® é uma metodologia desenvolvida também com base na literatura científica. O objetivo é explorar e estimular todas as potencialidades da criança, ou seja, suas habilidades e competências, enxergando a criança como um todo. Paciente usando a veste especial do MIG® durante terapia no Instituto NeuroVida. Acervo O método contempla o processo sistemático de avaliação, psicoterapia, reeducação e reabilitação no retardo psicomotor de crianças e adolescentes com TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes genéticas. O Método MIG® tem suas práticas e evidências baseadas em: Intervenções baseadas no antecedente – organização de situações antes das atividades terapêuticas, para aumentar a ocorrência de comportamentos ou redução de comportamentos desafiadores ou indequados. Comunicação alternativa e aumentativa – terapia com uso de pictogramas de treinamento MIG (comunicação não verbal) e sistemas de linguagem gestual. Comportamento cognitivo/estratégias instrucionais – instrução sobre gerenciamento ou controle dos processos cognitivos que reduzem a mudança no comportamento social e acadêmico. Reforço diferencial de comportamento incompatível e Extinção- esse processo sistemático permite o aumento do comportamento desejável e a diminuição de comportamentos indesejáveis. A extinção remove as consequências reforçadoras desses comportamentos desafiadores. Instrução direta – diálogo direto entre professor e aluno, com abordagem sistemática do ensino usando um pacote de instruções sequenciadas. Exercício e movimento – terapias com exercícios físicos, desenvolvendo habilidades motoras específicas ou técnicas, com movimento consciente para variação de habilidades comportamentais. Treino de Comunicação funcional – são um conjunto de práticas que substituem um comportamento indesejado, prezando pela comunicação por meios mais eficazes. Modelação – demonstração de comportamentos alvo desejados que resultam na aquisição desses comportamentos pelo aluno. Intervenção naturalística – aluno é estimulado naturalmente, nas rotinas e atividades do dia a dia, desenvolvendo habilidades e comportamentos alvo. Intervenção implementada pelos pais – os próprios pais realizam a intervenção com seus filhos, promovendo comunicação social e diminuindo os comportamentos indesejados. Instrução e intervenção baseada em pares – o terapeuta organiza o contexto em que se dará a atividade em grupo e, quando necessário, dá sugestões ou reforço às crianças com autismo, para que elas interajam com seus pares. Dicas – qualquer ajuda que o aluno precise para ele adquirir ou se engajar no comportamento alvo, seja ajuda verbal, gestual ou física. Reforçamento – execução de consequências após resposta e habilidade do paciente, aumentando a possibilidade dessa resposta voltar a acontecer. Interrupção de resposta/direcionamento – o terapeuta dá uma dica, faz um comentário ou qualquer outra coisa quando estiver ocorrendo um comportamento indesejável, o que faz com que o paciente mude o foco da atenção, reduzindo esse comportamento. Automonitoramento – o próprio paciente participa do processo de avaliar seu comportamento, discriminando os comportamentos inapropriados e se recompensando quando é um comportamento desejável. Narrativas Sociais – práticas terapêuticas com situações reais do dia a dia para demonstração de um comportamento alvo e exemplos de respostas adequadas. Treino de habilidades sociais de suas interações sociais – os alunos são instruídos, seja individualmente ou em grupo, para que participem adequadamente das atividades. Análise de tarefas – todo o processo é dividido passo a passo, sendo gerenciáveis, para poder avaliar e ensinar a habilidade. As práticas com reforço e modelação são frequentemente usadas. Instruções e intervenções assistidas por tecnologia – a tecnologia apoia a aprendizagem no desempenho de um comportamento do aluno. Atraso de tempo – diminuição sistemática do uso de avisos durante a atividade, usando um breve atraso entre a instrução e qualquer outro aviso adicional. Suportes visuais – para auxílio do engajamento de um comportamento desejado sem a necessidade de ajudas adicionais. O MIG® também possui treinamento intensivo, sendo realizadas entre três a cinco sessões por semana, com duração de 3-4 horas diárias, além dos programas domiciliares, também feitos pelo aplicativo MIG®+. Exoesqueletos TREINI FLEX® e MIG FLEX® Os exoesqueletos são ferramentas que auxiliam na autonomia e independência das crianças durante as atividades terapêuticas. O objetivo dos exoesqueletos é otimizar a postura das crianças, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades dentro dos desafios nas tarefas e no ambiente em que se encontram. Os exoesqueletos são ajustáveis a cada sessão, permitindo a evolução postural. Tanto TREINI quanto MIG possuem exoesqueletos específicos para suas propostas. Material Institucional TREINI Biotecnologia Venha nos conhecer! O Instituto Neurovida está localizado na rua Siqueira Campos, nº 414, no centro de Presidente Prudente. Para contato, ligue ou envie um WhatsApp para (18) 99619-5835, ou acesse o Instagram do Instituto: @instituto.neurovida. Responsável: Dr. Julio Agante (CREFITO 3 / 19233-F)

Fonte: G1

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