Brasil bate recorde de entrada de turistas internacionais


O Brasil bateu o recorde de turistas internacionais visitando o país, segundo o Ministério do Turismo. Ao todo, foram mais de 6,621 milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para viagens de lazer ou de negócios. O número supera o ano de 2018, que era o melhor valor na série histórica, iniciada em 1970, com a visita de 6.621.376 estrangeiros.

O Plano Nacional de Turismo (PNT) prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.

“Temos investido na melhoria da infraestrutura turística do Brasil, com obras que vão de Norte a Sul, também temos apoiado o setor com liberação de recursos, por meio do Fungetur [Fundo Geral do Turismo], que ajudam a estruturar toda cadeia, que fica mais preparada para receber esses turistas. Além, é claro, de fazer promoção dos nossos destinos em grandes eventos internacionais, mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, conforme divulgou a pasta.

O ministério destaca que o resultado supera anos importantes na recepção de turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo FIFA e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no país.

O governo federal tem trabalhado em diferentes frentes com o objetivo de atrair turistas internacionais. Em dezembro de 2023, foi inaugurado, no Rio de Janeiro, o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe.

“Para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da ‘Marca Brasil’, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior – agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.”

O Brasil lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”, uma parceria com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.




Fonte: Agência Brasil

Homem é preso em flagrante após esfaquear morador de bairro vizinho; suspeito alegou ter agido em legítima defesa




Vítima, de 39 anos, permanece hospitalizada na Santa Casa de Misericórdia. Delegacia da Polícia Civil, em Presidente Epitácio (SP)
Polícia Civil
Um homem, de 34 anos, foi preso em flagrante após tentativa de homicídio qualificado na madrugada desta terça-feira (31), na Vila Martins, em Presidente Epitácio (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com as informações da Polícia Civil, a vítima, um homem, de 39 anos, havia dado entrada no Pronto-socorro municipal com sete facadas.
Ao iniciar as investigações, a corporação conseguiu identificar o suspeito do crime, sendo ele morador de um bairro vizinho.
Ao ser questionado pelos policiais, o envolvido confessou que havia esfaqueado o outro homem.
Aos policiais, o suspeito alegou que caminhava com sua família pela rua, no sentido de sua residência, quando, ao passar em frente à casa da vítima, ela teria feito uma brincadeira com sua companheira.
Além disso, ele teria ido tirar satisfações com o outro homem, que teria acertado uma garrafada em sua cabeça.
O envolvido contou aos policiais que, ao agir em legítima defesa, desferiu sete golpes de faca na vítima, que veio a ser levada ao Pronto-socorro por terceiros.
O homem foi preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado, em razão de o crime ter sido praticado com motivação fútil e por meio de recurso que dificultou a defesa da vítima.
A faca utilizada pelo homem não foi localizada.
Ainda conforme a Polícia Civil, a vítima permanece hospitalizada na Santa Casa de Misericórdia, em Presidente Epitácio.
O autor foi encaminhado para a Cadeia Presidente Venceslau (SP), onde permaneceu à disposição da Justiça e passará por audiência de custódia.
Além disso, a Polícia Civil pediu ao Poder Judiciário a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.




Fonte: G1

Presidente da Câmara de Panorama (SP) toma posse nesta quarta (1º) como prefeito; veja lista de vereadores eleitos | Presidente Prudente e Região


O candidato a prefeito Edson Assis Maldonado, conhecido como Ito (PP), teve 35,63% dos votos válidos nas eleições municipais em outubro. Porém, o candidato estava sub judice, ou seja, era necessária uma análise da candidatura dele pela Justiça Eleitoral.




Fonte: G1

Sol movimenta praias do Rio e noite de Réveillon não deve ter chuva


Turistas e moradores aproveitaram o Sol no último dia do ano e movimentaram as praias do Rio de Janeiro. Em Copacabana, onde ocorre o mais badalado Réveillon do país, os banhistas se depararam, desde cedo, com esquema de segurança.

Desde às 8h, a Avenida Atlântica – que se estende pela orla – foi fechada para trânsito de carros e quem chega a pé precisa passar por barreiras de revista. É proibida a entrada de objetos de vidro ou pontiagudos, bicicletas, bastões de selfie, drones, entre outros. Nada disso impediu que a faixa de areia da praia, sob um céu ensolarado, ficasse bastante cheia.

No entanto, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a nebulosidade na capital fluminense deve aumentar gradualmente até o anoitecer. Ainda assim, a probabilidade de chuva é baixa, de apenas 3%.

Além da tradicional queima de fogos às 0h, o Réveillon de Copacabana contará com apresentações de músicos como Dudu Nobre, Marcelo D2, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Anitta.

Também haverá shows em outros locais do Rio de Janeiro. Ao todo são 13 palcos espalhados pela cidade. A expectativa da prefeitura é receber cerca de 2,5 milhões de pessoas.

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, também prevê céu nublado para a virada do ano no Rio. O serviço aponta ainda um tendência de elevação da temperatura máxima.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro aponta que a marca dos 30 graus Celsius (ºC) deve ser superada em todas as suas cinco estações de monitoramento espalhadas pela cidade.
 


Rio de Janeiro(RJ), 31/12/2024 - Pessoas acampam na praia de Copacabana no último dia do ano.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro(RJ), 31/12/2024 - Pessoas acampam na praia de Copacabana no último dia do ano.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pessoas acampam na Praia de Copacabana no último dia de 2024 – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Brasil

Enquanto a probabilidade de chuvas na capital fluminense é considerada baixa, o Inmet emitiu alertas de chuva para boa parte do país. Em todas as regiões, tempestades poderão ser registradas no último dia de 2024 e no primeiro dia de 2025.

Com exceção do litoral dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, chuvas fortes podem marcar presença em todo o Sudeste. O alerta também vale para quase todo o Sul, ficando de fora apenas porções do Rio Grande do Sul.

No Centro-Oeste, tempestades podem cair sobretudo no Mato Grosso e em Goiás. Já no Norte, são previstas chuvas fortes em todos os estados, com exceção de Roraima e Amapá. No Nordeste, o alerta vale apenas para o sul e o oeste da Bahia e partes do Maranhão e do Piauí.

O alerta do Inmet destaca a possibilidade de ocorrência de ventos intensos e de queda de granizo. São listados ainda possíveis desdobramentos como risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

 




Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Presidente Prudente divulga horários e locais para realização das provas objetivas de concurso público | Presidente Prudente e Região


Já à tarde, serão aplicadas as provas para cozinheira, motorista, operador de máquinas, bibliotecário, educador de saúde, educador físico, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, médicos, professor de educação especial, professor de educação especial, psicopedagogo e supervisor de ensino.




Fonte: G1

Lula sanciona lei que impede volta do DPVAT em 2025


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (31) a Lei Complementar 211, que impede a retomada do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT, o antigo DPVAT). A decisão faz parte do pacote de corte de gastos do governo.

Confira aqui o texto completo da Lei.

No dia 18 de dezembro, os deputados e o governo já haviam firmado acordo pela revogação da lei que criaria o novo SPVAT. A volta do seguro para 2025 havia sido prevista por uma lei complementar assinada no último mês de maio.  

O seguro tinha a finalidade de garantir indenizações por danos pessoais a vítimas de acidente de trânsito e seria obrigatório. Estariam previstas indenização por morte, por invalidez e reembolsos para assistências médicas e também serviços funerários.

Com a revogação da lei, vítimas de acidentes que não tiverem seguro privado não terão direito a indenizações. A cobrança havia sido encerrada por uma medida provisória assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2019.  





Fonte: Agência Brasil

Com benefício da saída temporária de fim de ano, homem passa a mão nas nádegas de adolescente em praça e acaba detido




Suspeito, de 41 anos, cumpria pena em regime semiaberto, em Presidente Prudente (SP), em razão de condenações por crimes de roubo, furto, desacato e dano qualificado. Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em Presidente Venceslau (SP)
Polícia Civil
Um homem, de 41 anos, que havia sido beneficiado com a saída temporária do sistema prisional para passar as festas de fim de ano com familiares, teve o direito suspenso pela Justiça, após envolver-se em um caso de importunação sexual de uma adolescente, em Presidente Venceslau (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Ele foi detido nesta segunda-feira (30) e permaneceu na Cadeia de Presidente Venceslau, no aguardo de remoção para uma unidade da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP).
O caso de importunação sexual foi registrado na última quinta-feira (26).
A adolescente, de 14 anos, compareceu à Delegacia da Polícia Civil, acompanhada da mãe, e contou que, por volta das 17h, passava pelo Parque do Bosque, no Centro da cidade, quando um homem teria se aproximado, passado a mão em suas nádegas e fugido logo em seguida.
A jovem informou aos policiais as características do suspeito e disse que já o tinha visto pela cidade, mas não soube identificá-lo.
Policiais da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) deram início às investigações para esclarecer o caso e conseguiram identificar o suspeito, a partir do relato da vítima e de pesquisas nos sistemas de banco de dados oficiais.
A vítima e a mãe dela fizeram o reconhecimento fotográfico do suspeito e as investigações elucidaram que se tratava de um homem que estava cumprindo pena, em regime semiaberto, na Penitenciária de Presidente Prudente (SP), em razão de condenações por crimes de roubo, furto, desacato e dano qualificado, e havia recebido o benefício da saída temporária para passar as festas de fim de ano com familiares.
Após ser comunicado pela Polícia Civil sobre o que havia ocorrido, o Poder Judiciário determinou a imediata suspensão do benefício da saída temporária e a recondução do detento ao sistema penitenciário.
Nesta segunda-feira, policiais civis detiveram o suspeito e o encaminharam à Cadeia de Presidente Venceslau, onde o homem permaneceu à disposição da Justiça, no aguardo da audiência de custódia. Se o Poder Judiciário confirmar a prisão, ele será transferido para uma penitenciária da SAP-SP.
As investigações ainda seguem em andamento no âmbito da DDM e o suspeito responderá pelo crime de importunação sexual, tipificado pelo artigo 215-A, do Código Penal.

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.




Fonte: G1

Ao transportar madeira nativa sem documentação, proprietário de carreta é multado em mais de R$ 53 mil em Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região


A Polícia Militar Ambiental multou em mais de R$ 53 mil, nesta segunda-feira (30), uma carreta bitrem que estava estacionado em um posto de combustíveis na Avenida Comendador Alberto Bonfigliori, no Jardim Itaipu, por transportar madeira nativa sem documentação e por apresentar documento falsificado em Presidente Prudente (SP).




Fonte: G1

São Paulo tem aumento de homicídios e latrocínios em novembro


O estado de São Paulo registrou 214 homicídios dolosos – quando há intenção de matar – no mês de novembro deste ano. Foram cinco casos a mais do que no mesmo mês do ano passado, quando o crime teve 209 registros. O número de vítimas passou de 224 para 226.

Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP-SP), que divulgou nesta segunda-feira (30) as estatísticas criminais de novembro.

Os latrocínios – roubo seguido de morte – também tiveram mais registros no mês, com 16 casos. No ano passado, foram 12 boletins de ocorrência deste crime em novembro.

Já os estupros tiveram redução no mês. Foram 1.164 registros em novembro deste ano, sendo 899 deles estupro de vulnerável. Em novembro de 2023, foram 1.270 registros do crime, sendo 988 contra vulnerável.

Crimes contra patrimônio

Em novembro, foram 15.086 ocorrências de roubos no estado, queda de 18,85% em relação aos casos do mesmo mês de 2023 (18.592 registros). Segundo a SSP-SP, o número é o menor já registrado para o período desde 2001, quando teve início a série histórica. 

No recorte de roubos de cargas, a redução foi de 39,05% na comparação mensal, passando de 571 para 348 ocorrências em novembro deste ano. Os roubos de veículos chegaram a 2.868 no penúltimo mês do ano, 425 casos a menos que no mesmo período de 2023.

No mesmo período, os furtos no estado passaram de 47.788 para 46.304. Já os furtos de veículos aumentaram de 8.094 para 8.254, na comparação entre os meses de novembro de 2023 e 2024.




Fonte: Agência Brasil

Prefeito de Euclides da Cunha Paulista (SP) toma posse nesta quarta (1º); veja lista de vereadores eleitos | Eleições 2024 em Prudente e Região – SP


Cabe ao prefeito decidir em que aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal, e administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.




Fonte: G1